É mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho. Especialista em Saúde da Mulher no Climatério 2003-2004 e 2004-2005 pela Universidade de São Paulo. Possui Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Nove de Julho. É autor dos livros: Educação grega e jogos olímpicos e Aristóteles nos manuais de história da educação. Suas pesquisas relacionam conhecimentos da Antropologia, História do Brasil, História da Educação, Filosofia e História da Educação Física.
segunda-feira, setembro 09, 2013
Jogos Olímpicos
Jogos Olímpicos
Esta obra (Educação Grega e Jogos Olímpicos: Período Clássico, Helenístico e Romano) procura fazer uma abordagem considerada importante na História da educação grega e seu legado para o estudo da unidade política e poética de uma nação. Também pretende abordar a história dos jogos olímpicos apresentando a estrutura e organização dos jogos.
Jogos OlímpicosSobre o livro: Educação Grega e Jogos Olímpicos: Período Clássico, Helenístico e Romano
Por. Alessandro Barreta Garcia
O que podemos considerar com a comparação entre os períodos: clássico e helenístico é que ao contrário do que sugere parte da literatura disponível sobre os Jogos Olímpicos, o declínio do espírito olímpico não se inicia no período romano e sim no período helenístico. Uma das causas mais importantes para se compreender esse declínio helenístico é o entendimento da categoria política na qual transfere o status de cidadão/soldado para súdito (soldado/profissional ou atleta/ profissional). Dessa forma o profissionalismo se realizou como efeito da mudança política e não como a própria causa das mudanças ocorridas do período clássico para o helenístico.
Apesar de se observar um aumento quantitativo a partir do maior número de cidades participantes, bem como, do maior número de instalações esportivas, tais como: palestras estádios e ginásios, a formação qualitativa com base na ideia de integração com a cidade e com os deuses diminuiu consideravelmente no período helenístico, uma vez que não houve mais uma integração com a cidade-Estado como percebida no período clássico.
Dessa forma o profissionalismo das práticas esportivas se torna evidente tanto nos jogos olímpicos como no meio militar e o espírito olímpico se enfraquece mediante a força exercida pela questão econômica, fenômeno este que assola nossos eventos nos dias de hoje e que a mídia e a sociedade em geral resistem em admitir.
REFERÊNCIA
GARCIA, A. B. Educação Grega e Jogos Olímpicos: Período Clássico, Helenístico e Romano. Jundiaí, Paco Editorial: 2012.
http://www.livrariacultura.com.br/Produto/LIVRO/EDUCACAO-GREGA-E-JOGOS-OLIMPICOS/30350648
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